terça-feira, outubro 11, 2016

de de

Uma tarde de café, bate papo e educação no Coleguium

Coleguium organizou um encontro entre blogueiros do universo materno/paterno e infantil, para apresentar suas propostas pedagógicas e bater um papo com a educadora Tania Zagury.

Fiquei super feliz em receber o convite para participar. Tenho uma admiração enorme pelo Coleguium, afinal, fez parte da minha infância e pré-adolescência. Lá fiz grandes amigos e tive a oportunidade de estar rodeada por excelentes profissionais que me marcaram muito!




O Coleguium

O Coleguium foi fundado 1987 pelo prof. Virgílio Machado, e tem uma trajetória linda (confira AQUI). No ano de 2014, a escola passou a se associar ao grupo Eleva Educação, um dos maiores grupos de educação no país, com sede no Rio de JaneiroHoje é uma das maiores redes de ensino de Minas Gerais e possui várias unidades: 15 Unidades, localizadas em Belo Horizonte (Alípio de Melo, Carlos Prates, Castelo, Gutierrez, Jaraguá, Jardim Canadá, Manacás, Ouro Preto, São Luiz e Santa Amélia), Nova Lima, Lagoa Santa e Conceição do Mato Dentro. São quase 30 anos de sucesso na preparação de seus alunos. E todo esse trabalho incrível pode ser comprovado pelos resultados do ENEM nos últimos anos: sempre entre as 10 melhores escolas do Brasil. 

Visita ao Coleguium


O encontro aconteceu sexta feira (30/09) na unidade Santa Amélia. Como não estou morando em Belo Horizonte, infelizmente não pude comparecer, mas, a Daniele Moreira (colaboradora do blog) foi conferir tudo com as meninas do Beagá Mães

Vamos conferir como foi?!




Participei - representando o  Blog Nathana Franco - do "Café, bate papo e educação", realizado pela rede de ensino Coleguium, afim de apresentar a proposta educacional. Com a ilustre presença, da educadora e conferencista Tania Zagury, para um bate papo sobre "Escola sem conflito: parceria com os pais". 

Fomos recebidos pela simpática Dona Livrolina, personagem de um dos projetos da rede de ensino, que incentiva a leitura e o amor aos livros.
Em seguida, fomos apresentados a equipe Coleguium e convidados a visitar salas de aulas. Conhecemos um pouco mais sobre alguns projetos que privilegiam o lúdico, o movimento, a interatividade, a socialização, a fantasia e aprendizado de conceitos, aplicados à educação infantil.




Propostas pedagógicas 

Educação Infantil

A educação infantil do Coleguium me encanta. Aguçar a curiosidade da criança e ser coadjuvante das famílias no processo de educação de valores é o principal objetivo da instituição. No Coleguium, os pequenos são levados, desde muito cedo, a respeitar o outro na sua expressão, fala, vez, bem como a se relacionar com o diferente, organizando informações e conquistas, transformando-as em aprendizagem. Todas as aulas são planejadas com temas, estratégias, objetivos e atividades para casa pré-definidas. 

Ensino Fundamental I

Do primeiro ao quinto ano, os alunos são expostos a novas experiências e desenvolvem a autonomia e responsabilidade para lidarem com a avaliação formal e uma crescente carga de atividades para casa. A instituição possuiu uma plataforma de jogos online, que buscam estimular os alunos a criarem o hábito de estudar de uma forma mais prazerosa. O Coleguium desenvolve projetos interdisciplinares integrados com os conteúdos estudados no material didático. 


Fundamental II

Os alunos do 6o ao 9o Ano têm em média 29 aulas por semana. O ano letivo se organiza em dois semestres e são onze disciplinas: Português, Redação, Literatura, Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ética, Artes e Educação Física. No 9o Ano, no lugar de Ciências, os alunos estudam Química e Física, desde o início do ano.Ao iniciar o 6o Ano, o aluno já domina importantes conceitos conquistados ao longo das quatro séries anteriores. Agora, ele está apto a ampliar e aprofundar suas pesquisas e produções. Dando continuidade à sua formação, instigamos o aluno a refletir, formular perguntas e a procurar respostas que extrapolem os textos trabalhados. Acreditamos que, assim, estamos colaborando para que o jovem, que tanto questiona e busca, coloque­se positivamente diante do mundo. Trabalhos de campo, dinâmicas, filmes e documentários são recursos largamente explorados neste segmento.


Ensino Médio

O aluno do Ensino Médio tem a possibilidade de sintetizar conhecimentos e adquirir outros mais complexos. É o momento de ingressar em um intenso ritmo de estudos, preparando-se para cursar as melhores universidades do Brasil e do mundo. Nesta fase, eles trabalham as habilidades de vida de nossos alunos através dos projetos multidisciplinares.




Pelo 6º ano consecutivo, o Coleguium é uma das 10 melhores escolas do Brasil no ENEM. Além disso, ocuparam o 2º Lugar em Minas e em Belo Horizonte. Esse resultado reforça o compromisso de oferecer excelência acadêmica e uma base sólida para que os alunos ingressem nas mais reconhecidas universidades do país. 



O Bate Papo com Tania Zagury

Encontramos a Tania Zagury em um descontraído café, tietamos muito! Logo, compartilhou conosco, um pouco dos seus 47 anos de experiência, através da vivência em sala de aula e como mãe de dois filhos. 


Dentro do tema proposto, destacou a importância do afeto, autoestima e limite na educação dos filhos.
Afirmando que dar amor é importante, podendo ser ilimitado, mas seu filho precisa saber que você tem um projeto para ele. 

A família aliada a escola, tem papel fundamental, no desenvolvimento da  empatia e em gerar ética. Fazendo uma reflexão pertinente, de como trabalhar os limites educacionais desde pequenos, vão ensiná-los a ampliar a tolerância a frustração e a capacidade de adiar a satisfação, desenvolvendo  a inteligência emocional. 
Um ponto importante a ressaltar, foram as dicas citadas, pela Tânia Zagury, sobre como formar pessoas com autoestima elevada:

- Elogiar sempre que apresentar comportamentos adequados e positivos socialmente.
- Conduzí-las a analisar ações inadequadas construtivamente.
- Mostras sempre que temos capacidades, mas também limitações.
- Aprovar e incentivar atitudes responsáveis.
- Fazer com que compreendam seus direitos, mas também seus deveres.
- Ajudá-las a lidar com as frustrações que advêm de erros - só se cresce corrigindo e substituindo atitudes inadequadas, que são normais. 

De acordo com sua vasta pesquisa, a autoestima determinará como a pessoa se vê, como se julga, podendo impulsionar ao sucesso ou fracasso; influenciando todas as áreas: afetiva, intelectual, profissional e relações.
Muitos pais, percebendo a autoestima baixa ou por medo de traumatizar os filhos, desenvolvem a superproteção. 

As crianças compreendem as fraquezas e fortalezas.
Pais que transmitem segurança, amor e limites bem dosados, constatam mudanças positivas e surpreendentes em tempo relativamente curto.

Eu, particularmente, adorei o bate papo!  Me identifiquei em várias situações, pensei em amigos e familiares pais, que poderiam se beneficiar com o conhecimento compartilhado!

Após o bate papo, a equipe do Coleguium nos apresentou um vídeo institucional, explicaram mais sobre a proposta educacional da rede de ensino. Para finalizar a tarde super agradável, fomos surpreendidos com uma apresentação dos alunos. 






Gostaria de agradecer ao Coleguium pela receptividade e parabenizar pelo excelente trabalho!




Mamães, o Coleguium já está com matrículas abertas para 2017. Eles também trabalham com um sistema de bolsas de estudos, inclusive você já pode entrar no site (AQUI) e fazer a inscrição.
Aproveito e convido vocês a conhecerem as novas unidades do Coleguium.

Coleguium Internacional - Uma escola totalmente diferenciada, com o melhor de dois mundos: a reconhecida preparação para o Enem e o ensino bilíngue. Do Infantil até o Ensino Médio. Saiba mais AQUI.


Unidade Sete Lagoas - Uma parceria inédita, da rede de Ensino Coleguium e a Pássaro Azul lançam em Sete Lagoas uma nova unidade. Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, a nova escola já chega à cidade combinando a experiência de quem é Top 10 Nacional do ENEM há anos, com o acolhimento e a excelência pedagógica de uma marca que é referência na região. Saiba mais AQUI

Espero que tenham gostado. Até o próximo!!! Beijos 






7 comentários:

  1. Olha que legal Nathana! Você estudou no Coleguium! Realmente uma rede ensino excelente!

    ResponderExcluir
  2. Que legal que você estudou lá! Excelente instituição!

    ResponderExcluir
  3. Nathana que legal você ter estudado lá! Adorei a rede de ensino!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma afilhada que estuda no Coleguium. Realmente a escola é excelente!

    ResponderExcluir
  5. Linda escola!! Adorei conhecer os projetos!!

    ResponderExcluir