Depois de dada a entrada no processo de habilitação, conforme explicitado no post anterior, (LEIA AQUI)
é necessário aguardar o contato da equipe da Vara da Infância e Juventude (VIJ) para dar prosseguimento à habilitação.
No meu caso, o primeiro contato aconteceu menos de 2 meses depois do dia que demos entrada no processo. E a entrevista foi marcada para duas semanas depois do contato. Mas vocês já sabem que isso varia de caso para caso.
A entrevista psicossocial é feita pela psicóloga e pela assistente social da VIJ, e pode ser feita com cada profissional separadamente ou em conjunto (as duas profissionais ao mesmo tempo). As entrevistas serão realizadas com cada pretendente, individualmente e com o casal (se for o caso). Também serão realizadas quantas entrevistas a equipe julgar necessário.
O objetivo das entrevistas é avaliar se o(s) pretendente(s) está apto emocionalmente e se tem estrutura familiar para tornar-se pai/mãe por adoção (Já imaginaram se isso fosse necessário também para ter filho pelos métodos convencionais? rs).
Agora vou relatar como foi nossa experiência (minha e do meu marido).
As entrevistas aconteceram com horário marcado na VIJ e foi conjunta, psicóloga e assistente social juntas. Primeiramente fomos entrevistados juntos, depois só eu e depois só o meu marido. As entrevistas duraram mais de 2 horas, ao todo.
Claro que dá um friozinho na barriga, mas se você estiver se preparando para esta fase, não se preocupe, é tudo bem tranquilo. Os assuntos trabalhados foram, pelo o que me lembro:
- Como funciona o processo;
- Nossas Infâncias;
- Formação familiar (quantos irmãos, se temos os dois pais, etc…)
- Se há casos de adoção nas nossas famílias;
- Por quê decidimos adotar;
- Nosso relacionamento (há quanto tempo estamos juntos, como nos conhecemos, etc);
- Se nossas famílias sabem e o que eles acham da nossa decisão;
Por último conversamos sobre qual o perfil que preferimos para nosso/nossa filho(a), mas a decisão final não foi feita nesse momento. E também agendamos a data da Visita Domiciliar para algumas semanas depois, assunto do nosso próximo post.
Vejo vocês lá? Abraços!
Atenciosamente,
Joyce Ribeiro
0 comentários:
Postar um comentário