quarta-feira, dezembro 14, 2016

de de

Etapas da habilitação (adoção): Visita Domiciliar


A visita domiciliar, possivelmente, é a etapa mais temida por quem está se habilitando (para mim, com certeza foi). Nessa etapa um(a) assistente social vai até a residência do(s) pretendente(s) para avaliar se o local é adequado para receber uma criança.

A nossa visita domiciliar aconteceu algumas semanas depois da entrevista psicossocial e aconteceu com hora marcada (nada de visitas surpresas. Ufa!). Já ouvi relatos de assistentes sociais que olharam todos os cômodos e, inclusive, áreas do prédio ou condomínio, mas aqui a profissional olhou apenas o quarto que vai ser do nosso filho ou filha. Ela queria saber, em primeiro lugar, onde a criança vai dormir e também se o quarto estava pronto ou não. No nosso caso, não, e essa foi a recomendação dela, que o quarto só seja montado após a chegada da criança.

Ela falou sobre a importância das telas de proteção nas janelas e varandas - que nós já tínhamos colocado. E perguntou sobre que tipo de comércio tem no nosso bairro.

Por último tiramos algumas dúvidas e entregamos uma ficha com as características do perfil que escolhemos. E no próximo post vou falar sobre como funciona a escolha do perfil da criança a ser adotada.

Se quiserem olhar o post que escrevi no meu blog no dia que a visita aconteceu é só clicar AQUI.

Abraços,
Joyce Ribeiro




0 comentários:

Postar um comentário